sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Odeio o Oscar!

Por isso ainda não falei nada sobre o mesmo!

---Depois da Cerimônia,comentarei algo sobre as injustiças---

Wolverine!


O estudio Fox "finalmente" divulgou a imagem do tão esperado Wolverine!Pelo o que se fala o novo filme do super-herói vem para contar a verdadeira historia do personagem antes do mesmo entrar para os X-Men.
O filme continua com Hugh Jackman(Q por sinal era um dos poucos atores com qualidade,na trilogia X-men!)e com direção de Gavin Hood,o filme pretende ser um estouro de bilheteria,pois o Bad Boy sempre foi o *amorzinho dos fãs de X-men.
Obs:Antes que achem que eu mudei de opinião:
---Ainda não valorizo BlockBusters,mas não posso me esquecer que Hugh Jackman deu um verdadeiro show em O grande Truque, por isso ganhou o meu respeito!-------

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

'Pede pra sair' vira ‘ask to quit’ ...

Sob o título “The elite squad”, ”Tropa de elite” não foi unanimidade, mas causou sensação no Festival de Berlim, onde estréia nesta segunda-feira (11). Apesar de os inesquecíveis bordões do Capitão Nascimento terem sido todos narrados ou traduzidos com neutralidade, a reação da crítica foi positiva. Exibido para a imprensa presente no evento na manhã desta segunda, “Tropa de elite” recebeu legendas em alemão e foi narrado em inglês, francês e espanhol por meio de fones de tradução simultânea. Não é preciso nem dizer que metade do charme do filme se perde na tradução. Em inglês, "pede pra sair" virou "ask to quit". "O senhor é um moleque" virou "you're punk”. A goiabada servida no quartel da polícia virou “fresh jelly” e “o fogueteiro” do tráfico virou “the boywatcher”. A essência do primeiro longa-metragem de ficção do diretor José Padilha não se perde. Já a piada...

"O senhor é um fanfarrão" virou algo como "you're a buffoon". Sem contar que a maioria das expressões que fazem do filme um dos mais citados do cinema brasileiro recente não foi simplesmente traduzida. Pudera, como traduzir, e narrar, ao mesmo tempo, expressões como “vaza”, “xaveco”, "caveira!" (o grito de guerra do Batalhão de Operações Especiais da Polícia do Rio era simplesmente ouvido, mas não houve como explicar para a platéia o que significava o tal grito toda vez que ele era repetido no filme?) e “nunca serão” (a provocação dos veteranos aos novatos virou um insosso "never will be”). Sem contar que "põe na conta do papa" não tem a mínima graça quando traduzido para "on the pope's account". A narradora do filme em inglês se esforçou, mas como seguir o ritmo de "O Bope tem guerreiros que defendem o Brasil"? Ela até que tentou, mas sem a mesma empolgação dos pupilos do Capitão Nascimento. E para citar só mais algumas, digamos, lacunas da versão para o inglês, "pega o saco", "traz o saco para ele" (a “delicada” tática de persuasão usada pelo Bope no filme) virou "bring the plastic bag". Safado virou “asshole” e “quebra essa” virou “can you see my point”.


Reação positiva
A imprensa estrangeira, obviamente, não entendeu metade das tiradas hilárias do Capitão Nascimento, mas adorou a “cena da granada”, um dos pontos altos do filme dirigido por Padilha (que veio ao festival acompanhado dos atores Wagner Moura e Maria Ribeiro, do diretor de fotografia Lula Carvalho e do produtor Marcos Prado). Mesmo com o esforço dos narradores para acompanhar o pensamento frenético de Nascimento, muita gente não entendeu muito bem os diálogos. "O início é muito difícil. O capitão explica tantas coisas. E a ação acontece simultaneamente. Além disso, a versão em inglês foi narrada por uma mulher, e filme é quase todo masculino. Isso faz perder o impacto", reclamava um jornalista britânico ao fim da sessão. Houve quem discordasse. "Mas este filme é quase uma “didascalia” (legenda em italiano), ou seja, explica muita coisa. Sem a legenda e com narração por cima do que os personagens falam fica parecendo sessão do século passado. Prejudica sim", rebateu um italiano. "Não é culpa do filme, mas da estrutura de legendagem e narração", comentou um espanhol.



É dublagem ... é uma merda!

A lista de Schindler


The Schindler's List(Eua)
De: Steven Spielberg(Preciso falar mais?)
Com: Liam Neeson(Oskar Schindler)Ben Kingsley (Itzhak Stern)Ralph Fiennes(Amon Goeth) e grande elenco.
Resuminho:
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.
Premiações:
Ganhou 7 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado. Recebeu ainda outras 5 indicações: Melhor Ator (Liam Neeson), Melhor Ator Coadjuvante (Ralph Fiennes), Melhor Figurino, Melhor Som e Melhor Maquiagem.
- Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Foi ainda indicado nas seguintes categorias: Melhor Ator em Drama (Liam Neeson), Melhor Ator Coadjuvante (Ralph Fiennes) e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou o Grammy de Melhor Composição Escrita para um Filme.
Coisinhas interessantes:
- A direção de A Lista de Schindler chegou a ser oferecida, durante os anos 80, a Martin Scorsese, que recusou a proposta dizendo que seria melhor que um diretor judeu realizasse o filme.
- Branko Lustig, um dos produtores de A Lista de Schindler, é um dos sobreviventes dos campos de concentração nazistas e já produziu alguns outros filmes que abordavam este tema, como A Escolha de Sofia (1982).
- Como Spielberg não obteve autorização para filmar em Auschwitz, as cenas do campo de concentração foram filmadas em um set construído em um dos estúdios da Universal, construído à imagem e semelhança da real Auschwitz.
- Claire Danes foi cogitada inicialmente para fazer parte do elenco de A Lista de Schindler, mas terminou ficando fora do filme.
Simplismente Uma obra de arte!O melhor filme de Steven Spielberg!A fotografia em preto e branco traz uma leveza tão sutil e delicada ao filme(que trata de um tema pesado): que mesmo nas cenas mais dramáticas e até mesmo polêmicas o filme não perde o seu brilho e faz com que o espectador mantenha-se em estado de choque porém ao mesmo tempo de deslumbramento com a vivacidade de todos os segundos.
Dirigido com maestria,roteiro inteligênte e técnicas cinematográficas inovadoras!O que posso dizer?Se vc ainda não viu...O que está esperando?...Se vc já viu(Assista denovo)Vale a pena!

Pulp Fiction-Tempo de Violência


Pulp Fiction -Tempo de Violência(EUA)



De: Quentin Tarantino(Cães de Aluguel,Kill Bill e Sin City)



Com: John Travolta, Bruce Willis ,Samuel L. Jackson e Uma Thurman(Em performaces marcantes!)





Resumo:



Três histórias são apresentadas de forma não cronológica ao público. Em uma, conhecemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois mafiosos que devem fazer uma cobrança, que termina em chacina e com uma violenta seqüência no carro. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe (Uma Thurman) para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os boatos que rodeiam o caso. Por último, conhecemos Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido, mas que surpreende a todos, vence e foge com o dinheiro da luta para provar o seu valor, sendo perseguido logo após. Palma de Ouro em Cannes.







Premiações:



Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado a outras seis categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (John Travolta), Melhor Ator Coadjuvante (Samuel L. Jackson), Melhor Atriz Coadjuvante (Uma Thurman) e Melhor Montagem.





- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro, além de ter sido indicado em outras cinco categorias: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator em Drama (John Travolta), Melhor Ator Coadjuvante (Samuel L. Jackson) e Melhor Atriz Coadjuvante (Uma Thurman).



- Ganhou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.- Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Ator (John Travolta) no Festival de Estocolmo.





Algumas coisinhas interessantes:



- Este foi apenas o 2º filme dirigido por Quentin Tarantino. O primeiro fora Cães de Aluguel, de 1992.



- O ator John Travolta ganhou um cachê de US$ 150 mil para atuar em Pulp Fiction - Tempo de Violência.



- O filme custou 8 milhões de dólares e faturou mais de 200 milhões nas bilheterias ao redor do planeta.


A cena em que John Travolta dança com Uma Thurman(a esq.)é considerada como uma das mais importantes da história do cinema mudial.



Como não indicar essa maravilha do cinema "moderno", o diretor é ótimo,as atuações são fenomenais,o roteiro é genial!Todos deveriam assisti-lo,pois é uma esperiência unica.
Da primeira vez que assisti(lógico que já vi várias veses). As 2 horas e meia passaram em um piscar de olhos.O que mais chamou a minha atenção:O tempo do filme é muito bom,as cenas não são nem muito longas e também não são muito curtas"eu sei que isso é reduntantes,mas..."o filme pra mim tem o tamanha certo:No final você compreende todas as lacunas***não fica com dúvidas***e o filme não se torna cansativo e nem tediante!Tarantino mostrou nesse filme o que é cinema com arte!



Recomendissimo!



Fellipe Nashton.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Termina a Greve dos Roteiristas

Após 3 meses enfim terminou a greve dos roteiristas dos Estados Unidos. Um acordo foi fechado neste domingo entre o Writers Guild of America, o sindicato de roteiristas, e os produtores. O tema será ainda votado pelos membros do sindicato nesta terça, sendo que a previsão é que os roteiristas retornem ao trabalho normal já na quarta. Ao longo de todo este período a greve afetou cerca de 10,5 mil roteiristas, obrigando o cancelamento da cerimônia de entrega do Globo de Ouro e ainda forçando o adiamento ou cancelamento de diversos filmes, programas e séries de TV. Segundo o acordo fechado, os produtores repassarão uma parcela dos lucros com downloads de filmes e programas aos roteiristas, devido à participação no desenvolvimento destes produtos. A porcentagem exata deste repasse ainda não foi divulgada. (O Globo)!


Uhhuuu......Finalmente!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Tropa de Elite



Tropa de Elite-O polêmico de 2007 (Brasil)


Missão dada é missão cumprida!Ou você vai pedir pra sair?

De: José Padilha(de Ônibus 174)


Com: Wagner Moura (Capitão Nascimento)Caio Junqueira(Neto)André Ramiro (André Matias)Milhem Cortaz (Capitão Fábio) e um grande elenco.



Resumo dO Roteiro:


1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.



Musica Tema:*principal

Tropa de Elite(Tihuana)

Agora o bicho vai pegar!
Tô chegando de bicho, tô chegando e é de bichoPode parar com essa história de se fazer de difícil
Que eu tô chegando, tô chegando e é de bicho
Pode parar com essa marra, pode parando tudo isso

Num dá bobeira não
Cê tá na minha mão, segunda - feira é só história praContar
Não vem com idéia nãoNão quero confusão
Mas vamo junto que hoje o bicho vai pegar...

Chegou a tropa de elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, também vai pegar você
Tropa de elite, osso duro de roerPega um pega geral, também vai pegar você

Chega pra lá, chega pra lá
Tô chegando e vou passar
Cheguei de repente, vai ser diferente
Sai da minha frente
Sai da minha frente meu irmão, não
Não vem com isso não
Tô chegando é de ladrão
Porque quando eu pego eu levo na mão
Não mando recado vou na contramão
Naum da bobera naum
Cê tá na minha mão, segunda - feira é só história pra contar
Não vem cum idéia não
Não quero confusão
Mas vamo junto que hoje o bicho vai pegar

Tem dia que a criança chora, mas a mãe não escuta
E você nada pra fora, mas a vala te puxa
Hoje pode ser meu dia, pode até ser o seu
A diferença é que eu vou embora, mas eu levo o que éMeu

refrão ..2 veses..

Tropa de elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, também vai pegar você
Tropa de elite, osso duro de roerPega um pega geral, também vai pegar você
Muro de concreto, bom de derrubar
É Tihuana, pau vai quebrar

(refrão 2x)

Tropa de elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, também vai pegar você
Tropa de elite, osso duro de roerPega um pega geral, também vai pegar você
Tá de bobera...



Curiosidades:

Tropa de Elite era originalmente um projeto de documentário, derivado de Ônibus 174 (2002), tendo o BOPE como tema principal.

- BOPE significa Batalhão de Operações Policiais Especiais.

- Para preparar o filme José Padilha trabalhou dois anos em investigações com a colaboração do BOPE, psiquiatras da PM e ex-traficantes

.- Para compor os personagens José Padilha entrevistou e ouviu histórias de 15 policiais, que conheceu depois que fez Ônibus 174 (2002).

- Apesar das contribuições do ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel, que escreveu em parceria com o sociólogo Luis Eduardo Soares o livro “Elite da Tropa”, Padilha afirma que o filme não é uma adaptação do livro.

- A escolha do elenco foi feita por Fátima Toledo.


- Em novembro de 2006 traficantes do morro Chapéu Mangueira, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralizadas por cerca de duas semanas.

- Após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.

- Escolhido como o filme de abertura do Festival do Rio 2007.


Na minha visão:


Não tem como negar,a muito tempo um filme nacional não fazia tanto sucesso!O filme em si é muito bom!Com interpretações explosivas e marcantes,destaque para o otimo Wagner Moura que fez com que o Capitão Nacimento entrasse para a historia do cinema nacional.O roteiro é incrivel(apenas com alguns vocabulários ofensivos,mas...o filme é assim!)
O filme caiu no gosto popular,sua trilha sonora e seus personagens invadiram as mentes brasileiras,o filme foi avasalador!

Mas o ponto principal, foi a polêmica que o filme gerou sobre a policia,sobre a violência e lÓgico a PIRATARIA!Pois antes que o filme fosse concluido com qualidade o filme já estava a venda,o filme no cinema foi um sucesso de publico,mas em termos de camelos!Bateu os recordes de bilheteria americana!

Recomendo!

Fora a polêmica,esse filme também é uma mostra de como os filmes nacionais estão evoluindo.

Obs: Não sei por que esse filme, não foi o representante do Brasil nos Oscar!Quem lembra de O ano em que os meus pais sairam de férias?